Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

img

Se você tem conta em banco ou em corretora, provavelmente já teve que preencher um questionário para identificar o seu perfil de investidor. E qual é a importância de conhecer o seu? É a de ter uma carteira de investimentos alinhada às suas necessidades.

Cada pessoa tem uma personalidade própria, uma condição econômica específica, objetivos únicos, e está em um determinado momento de vida. Seus investimentos devem estar de acordo com isso tudo.

Por exemplo: se você é jovem, solteiro, sem filhos, não está juntando dinheiro para um objetivo de curto prazo (como fazer uma viagem no fim do ano ou comprar um carro daqui dois anos) e não se incomoda em ver o valor dos seus investimentos flutuarem bastante (inclusive para menos), pode arriscar investir um percentual maior de seu dinheiro em renda variável (tendo a possibilidade de obter ganhos bem maiores que a renda fixa, mas estando sujeito a perdas significativas também).

Mas, se você tem um perfil mais conservador, está prestes a se aposentar, tem inúmeros compromissos financeiros e depende de seus investimentos para manter seu padrão de vida após a aposentadoria, seria loucura investir um alto percentual em renda variável. Se houver uma queda abrupta do mercado você pode não ter o tempo suficiente para recuperar o valor perdido.

Claro que entre esses dois casos “extremos” existem uma infinidade de outras situações particulares. Mas, para facilitar, os perfis de investidor são divididos em três categorias:

1) CONSERVADOR

São aqueles investidores que não admitem perder dinheiro. Preferem uma menor rentabilidade em troca de maior segurança. A maior parte dos investidores se enquadra nesta categoria. Se você é um investidor conservador, pode manter toda a sua carteira de investimentos em renda fixa. Ou deixar 90% na renda fixa e os outros 10% em renda variável, por exemplo.

2) MODERADO

Os investidores de perfil moderado são aqueles que aceitam um pouco mais de risco em sua carteira de investimentos em troca de uma possível maior rentabilidade. Se você tem esse perfil pode manter de 10 a 30% de seus investimentos em renda variável.

3) AGRESSIVO

Estes são os investidores que não temem o risco. Abrem mão da segurança em prol de maior rentabilidade. É um perfil típico de pessoas mais jovens, com menos compromissos financeiros e mais tempo para se recuperarem de perdas no mercado de renda variável. Se você é um investidor agressivo, pode manter mais de 30% de seus investimentos em renda variável. É recomendável que não exceda os 50%.

Identifique o seu próprio perfil entre as opções acima e baseie seus investimentos nele. Se estiver em dúvida, seja conservador. Você só deve investir em renda variável se estiver disposto a correr riscos e perder dinheiro (em troca de ter a chance de ganhar mais do que na renda fixa).

Obs.: Saiba mais sobre renda fixa e renda variável.

Bons investimentos e sucesso!

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS