Economize nas compras com o Método PPP

img

Gastar dinheiro demais nas compras é o principal fator que leva ao endividamento ou que faz com que as pessoas gastem todo o seu salário, não sobrando um centavo no fim do mês para investir.

Controlar o impulso consumista é fundamental, e para isso eu criei o Método PPP de avaliação de compras (de produtos ou de serviços).

Tenho certeza de que se você levar o Método a sério e utilizá-lo antes de fazer cada uma de suas compras, você vai deixar de consumir em excesso e, consequentemente, vai economizar demais!

Como funciona o Método PPP? É o seguinte, antes de comprar qualquer coisa você vai parar e refletir a respeito de cada um dos 3 Ps:

1º P: PRECISO desse produto ou serviço? A maior parte das compras que fazemos são de coisas que já temos ou que não precisamos de fato. Compramos apenas porque é mais nova, mas bonita, porque vimos alguma propaganda ou mesmo por status. Se você parar e refletir, vai chegar à conclusão de que 90% das compras que fazemos são totalmente desnecessárias. Pode acreditar!

2º P: POSSO comprar isso agora sem prejudicar as minhas finanças? Se você decidiu que PRECISA mesmo desse produto ou serviço (1º P), deve analisar se você PODE (2º P) fazer a compra agora sem prejudicar o seu projeto pessoal de poupar 10%, 20%, 30% ou mais de sua renda mensal para a aposentadoria ou para realizar grandes sonhos (uma viagem, carro ou casa própria). Se para conseguir comprar você tiver que prejudicar o seu compromisso de poupança que você tinha assumido consigo mesmo, não é hora de fazer a compra. Faça uma poupança específica para essa compra e só compre quando já tiver juntado todo o dinheiro necessário (e sem ter prejudicado aquela sua poupança mensal para a aposentadoria e os grandes sonhos)!

3º P: PESQUISEI? Se você PRECISA e PODE comprar aquele tão desejado produto ou serviço, é hora de passar para o terceiro e último P. PESQUISAR é fundamental antes de comprar qualquer coisa. A diferença de preços entre marcas e modelos de um mesmo produto ou serviço e entre lojas diferentes pode ser muito grande! Sempre use comparadores de preços na internet (como o Buscapé e o Bondfaro) e vá também a lojas físicas para dar aquela pechinchada básica com o vendedor!

Nunca esqueça dos três Ps do Método PPP: PRECISO? POSSO? PESQUISEI?

Você vai ver como você vai passar a consumir muito menos e poupar muito mais!

Grande sucesso para você! E vamos juntos rumo a uma vida muito mais RICA!

Abraços,

Alexandre Winkler

 

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS