Concurso público: vale a pena prestar?

img

Sou servidor público federal concursado há quase 10 anos e muita gente sempre me pergunta se vale mesmo a pena prestar concurso. A cada ano que passa os concursos estão cada vez mais disputados. São milhares (e até centanas de milhares) de candidatos lutando arduamente por pouquíssimas vagas. Muitos desses candidatos se dedicam em tempo integral (e às vezes por muitos anos) para alcançar a aprovação.

Os concursos públicos são muito procurados em razão da estabilidade e dos bons salários que oferecem. Nos últimos anos, a grave crise econômica por que passa o país fez com que ainda mais gente passasse a desejar fazer parte do servidorismo público. Afinal, num cenário de alto desemprego, quem não quer um emprego em que o risco de ser mandado embora é baixíssimo e os salários, de uma maneira geral, são superiores aos pagos pela iniciativa privada?

Mas afinal, será que o concurso público vale mesmo a pena? Obviamente a resposta varia muito de pessoa para pessoa. Meu objetivo com este artigo é apenas levantar alguns pontos que muitas vezes não são levados em consideração por muita gente que presta concurso (e que depois podem trazer sérios problemas).

Acredito muito que aqueles que estão convencidos de sua vocação para um cargo público devem lutar bravamente para alcançar seus objetivos (sei por experiência própria que prestar concursos é super dasafiador!). E acredito também que quem deseja um cargo público porque não está conseguindo uma boa colocação no mercado também deve lutar com todas as forças para alcançar seu objetivo (até porque todos precisamos de uma fonte de renda adequada às nossas necessidades e de nossa família).

Mas sugiro que sempre sejam levados em consideração os seguintes fatores antes da sua decisão de se dedicar ou não a estudar para um cargo público:

1) Você realmente está disposto a se mudar de cidade (e até de Estado) e de viver lá por um bom tempo? É claro que você pode ser aprovado para um concurso em sua própria cidade, mas muito provavelmente será necessário mudar de cidade. Eu mesmo me mudei de São Paulo para Brasília quando fui aprovado em meu primeiro cargo público (e dois anos depois voltei para minha cidade natal porque fui aprovado em um outro concurso aqui em São Paulo). O problema é que muita gente muda de cidade e acaba não se adaptando por estar longe da família, dos amigos, ou porque a nova cidade tem um estilo de vida muito diferente daquele a que estava acostumado. E isso pode ocasionar problemas de isolamento e causar até depressão. Infelizmente já vi muita gente extremamente infeliz porque se sentia deslocada ou sozinha na nova cidade, e sem perspectivas de retornar para sua cidade natal.

2) As atividades a serem desempenhadas em seu futuro cargo público realmente te agradam? Muitos prestam o concurso pensando unicamente no salário e na estabilidade. E depois passam 20 ou 30 anos fazendo um trabalho que não lhes dá prazer. Será que compensa realmente passar o resto da vida fazendo algo que não te estimule? É importante lembrar também que, de maneira geral, o trabalho no setor público é muito mais engessado e repetitivo do que o realizado na iniciativa privada (que tende a ser mais desafiador e dinâmico). Claro que tudo é questão de perfil, vocação e até de necessidade. Mas acredito que vale a pena se informar sobre a rotina do seu futuro emprego público e ver se você realmente tem aptidão para ela e se consegue se ver realizando-a no longo prazo.

3) É inquestionável que a estabilidade de um cargo público traz muita segurança e possibilidade de se planejar a longo prazo. Além disso, os salários iniciais na área pública de modo geral são superiores aos pagos na área privada. Porém, é sempre bom lembrar que, no longo prazo, é possível conseguir rendimentos bem maiores na iniciativa privada (especialmente como empresário ou autônomo, e muitas vezes também como empregado). Até porque existe um teto constitucional de rendimentos no setor público, limitando os salários a um determinado valor. Além disso, a antiga aposentadoria diferenciada do setor público já não é mais a mesma e está cada vez mais semelhante ao INSS (e provavelmente ficará exatamente igual no longo prazo), o que faz com que os servidores públicos também tenham que se preocupar mais com seu futuro previdenciário.

4) Nem sempre o servidor pública trabalha menos do que o da iniciativa privada como muita gente pensa. Muitos órgãos públicos acabam na prática impondo jornadas exaustivas aos servidores, e com altíssima responsabilidade (e muitas vezes com salários defasados em comparação a atribuições semelhantes em empresas privadas). Além disso, uma vez aprovado em um concurso, mudar de área de atuação profissional depende de aprovação em outro concurso, o que acaba muitas vezes prendendo a pessoa pelo resto da vida àquele cargo. Já na inciativa privada, é mais simples conseguir uma transição profissional (dentro da própria empresa ou mesmo mudando de empresa).

Esses são apenas alguns dos fatores que você deve levar em conta em sua decisão sobre prestar ou não consurso. Claro que não existe uma resposta definitica e, uma coisa é certa: na vida nada é para sempre! Se você não está satisfeito com a sua vida profissional atual (seja em relação ao trabalho em si, ao seu desenvolvimento profissional ou ao seu salário), sempre é possível buscar novos horizontes.

Eu, por exemplo, fiz Faculdade de Direito, prestei concurso público na área jurídica e aos poucos minha vocação para a área de finanças pessoais, negócios e comunicação foi se revelando e eu passei a estudar esses assuntos e a me dedicar à educação financeira em meu tempo livre. E hoje já tenho duas carreiras paralelas: uma no setor público fazendo um trabalho muito importante para a sociedade e outra aqui no Fonte da Fortuna ajudando muita gente a melhorar a sua relação com o seu dinheiro para ter uma vida melhor!

Então, se você tem interesse na área pública, leve em consideração os fatores que mencionei acima, e se a sua decisão for a de prestar concurso, estude com todas as suas forças para alcançar esse obejtivo. E se você já está na área pública e não está satisfeito com sua vida profissional, busque outra atividade profissional em seu tempo livre ou busque algum curso sobre algum tema que te agrade. Não precisa jogar tudo para o alto do dia para a noite, mas movimente-se. Não se deixe levar pelo comodismo, tenho certeza que você terá uma vida muito mais realizada se sair da zona de conforto e buscar a sua própria felicidade e os seus sonhos.

Muito SUCESSO sempre e um forte abraço,

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS