5 passos para fazer sobrar dinheiro no fim do mês

img

Para você realizar seus maiores sonhos (comprar uma casa ou um apê, comprar um carro, fazer uma viagem legal, pagar a faculdade ou algum curso, entre tantas outras coisas...) você precisa começar a investir. E, para isso, você precisa dar um jeito de fazer sobrar dinheiro em sua conta no final do mês.

Pode até parecer uma tarefa difícil no início, mas vou te mostrar como você pode fazer isso mesmo que seus ganhos atuais ainda sejam modestos. E pode ter certeza de uma coisa: poupar e investir não depende de quanto você ganha. Tem muita gente com salário baixo que está endividada, assim como também tem muita gente com salário altíssimo que também está endividada. Poupar e investir é muito mais uma questão de mentalidade e de organização financeira do que de renda.

Vamos então ao passo a passo para você reorganizar as suas finanças e fazer sobrar dinheiro todos os meses:

PASSO 1: Faça um levantamento de TODOS os seus gastos no mês anterior (do dia 1º ao dia 31). Isso inclui todos os seus gastos no cartão de crédito, no cartão de débito, saques e compras em dinheiro vivo, boletos, contas diversas, pagamentos de parcelas de empréstimos e financiamentos e qualquer outro gasto que você tenha feito no mês anterior.

PASSO 2: Descubra exatamente para onde está indo seu dinheiro (quanto de sua renda você está gastando em moradia, em educação, em saúde, em lazer, em abatimento de dívidas etc).

PASSO 3: Com base no levantamento acima, veja onde dá para cortar. Seja na conta do celular ou da TV a cabo, em gastos com lazer ou com moradia... Enfim, identifique coisas que não façam tanta falta assim para você e as exclua de sua vida (ao menos por enquanto). Claro que algumas coisas não podem e não devem ser cortadas de imediato (como o pagamento de dívidas e os gastos com educação ou saúde). Você pode até renegociá-las e diminuí-las com o tempo. Mas agora você deve focar em cortar aqueles gastos menos importantes e que podem ser dimuídos de imediato. Você precisa cortar gastos suficientes para que, no próximo mês, você tenha uma sobra de pelo menos 10% da sua renda.

PASSO 4: No próximo mês, assim que seu salário (ou sua renda) entrar na sua conta, você já vai tirar os 10% para investir e colocar em algum investimento seguro, nem que seja na poupança (que não é um bom investimento, mas pode servir para você dar o primeiro passo). A ideia é ir aumentando esse percentual ao longo do tempo. Se você não conseguir começar com os 10%, comece com 5%, mas comece! Clique aqui para saber mais sobre investimentos.

PASSO 5: Após tirar de sua conta o dinheiro para investir, você vai acompanhar seus gastos dia a dia a fim de conseguir passar o mês todo com os 90% de sua renda que ficaram em sua conta. Para isso, você vai implementar o corte de gastos do PASSO 3. Para fazer esse acompanhamento dos seus gastos de forma mais simples eu recomendo que você passe a fazer todas as suas compras apenas no cartão de crédito ou apenas no cartão de débito. Utilizar várias formas de pagamento diferentes apenas torna o controle de suas finanças mais difícil.

E é isso! Seguindo esses 5 passos você com certeza vai dar um jeito na sua vida financeira. Você vai deixar de ser um gastador ou um endividado para passar a ser um INVESTIDOR!

Quer ver um exemplo real de aplicação desses 5 passos usando como exemplo alguém que tenha uma renda de R$ 4.000,00 mensais? Então assista ao vídeo abaixo!

Um abraço,

Alexandre Winkler

 

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS