Vale a pena investir em Bitcoin e em outras criptomoedas?

img

E aí, compensa investir em Bitcoin? Dá pra ficar rico comprando Criptomoedas?

As criptomoedas (em especial o Bitcoin, que é a mais conhecida) ganharam o noticiário econômico nos últimos meses. Não faltam notícias enaltecendo a valorização de várias das criptomoedas. Porém, também não faltam alertas de economistas em relação aos riscos desse tipo de investimento.

Afinal, compensa?

Esse assunto é extremamente controverso. É fato que quem investiu em Bitcoins nos últimos meses e anos ganhou dinheiro. Mas até quando os retornos serão positivos? Impossível saber.

Eu não considero a compra de Criptomoedas um INVESTIMENTO propriamente dito, mas sim uma ESPECULAÇÃO. Não há mal nenhum em especular, desde que você saiba o que está fazendo e esteja ciente dos riscos envolvidos.

Se você acredita no potencial de valorização do Bitcoin ou de qualquer outra criptomoeda, especule com responsabilidade (ou seja, aporte valores pequenos que não fariam falta para você caso eles simplesmente virem pó). Mesmo investidores agressivos (conheça seu perfi de investidor aqui) devem especular com precaução.

As operações com criptomoedas compreendem tanto a compra e venda de moedas virtuais quanto as ICOs (Initial Coin Offering), procedimento em que se lança uma nova moeda virtual no mercado. Toda e qualquer operação com moedas virtuais ainda não é regulamentado por Órgãos Governamentais, e diversos economistas e os próprios Órgãos Reguladores do Sistema Financeiro Nacional, como o Banco Central do Brasil (BACEN) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) têm divulgado FAQs e Portarias para alertar a população sobre os riscos dessas operações.

Fique atento, pois diversas fraudes já foram registradas no Brasil e no exterior, tanto em relação a quadrilhas que vendiam operações fruadulentas com criptomedas, quanto corretoras e bolsas de moedas virtuais que foram invadidas por hackers e deixaram os clientes no prejuízo.

Apesar de toda essa controvérsia, a tecnologia empregada para o funcionamento das criptomoedas (Blockchain) é muito interessante e inclusive está sendo estudada por Bancos Centrais e Governos ao redor do mundo para o aprimoramento da segurança do sistema financeiro e de outras operações contratuais. Essa tecnologia foi a maior responsável pelo crescimento das criptomedas nos últimos anos, pois além da segurança, ela proporciona anonimato (o que, infelizmente, permite que muitos crimes sejam encobertos).

É possível que, mais cedo ou mais tarde, as moedas virtuais serão restringidas e regulamentados pelos Governos, o que poderá causar uma grande depreciação em seu valor, já que essas moedas não têm qualquer lastro, apenas a confiança de seus usuários como um meio de transferência de valores eficaz, seguro e anônimo.

A história econômica está recheada de episódios de bolhas dos mais diversos tipos. Se as criptomoedas são ou não uma bolha, só o tempo dirá. De qualquer forma, cabe a cada um decidir especular ou não (de preferência com valores baixos, ciente dos riscos, e sabendo o que você está fazendo).

Um abraço,

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS