Por que se preocupar com Seguros e Previdência?

Seguros e Previdência são dois temas fundamentais em um planejamento financeiro sério. Mas ainda são deixados de lado pela maior parte dos brasileiros. Não cometa esse equívoco, ele pode custar caríssimo para você e sua família!

Após a eliminação das dívidas (caso existentes) e a organização inteligente do orçamento e do consumo (fazendo sobrar algum dinheiro no fim do mês), a primeira coisa com que as pessoas costumam se preocupar é onde investir o dinheiro que passou a sobrar.

A preocupação sobre onde investir é louvável (e temos uma categoria dedicada unicamente aos investimentos aqui no Fonte da Fortuna - clique aqui para ver os artigos). Porém, antes de se preocupar com isso, é fundamental prestar atenção a outros dois assuntos ainda mais importantes: Seguros e Previdência.

De nada adianta ter dinheiro investido se algo grave acontecer com você (ou com alguém de sua família) ou com seus bens (especialmente imóvel e veículo) e você não estiver adequadamente protegido. Nessa situação, todo aquele dinheiro poupado com tanto sacrifício pode simplesmente sumir de uma hora para outra.

Também não adianta ter dinheiro investido se você não calculou se ele será suficiente para bancar sua aposentadoria (ou para complementar sua aposentadoria do INSS ou de algum ente público para o qual tenha trabalhado). Pois, se você não planejou adequadamente sua previdência, todo o seu dinheiro vai sumir rapidamente para custear a manutenção de seu padrão de vida após você parar de trabalhar.

Além de se preocupar com Seguros e Previdência, você deve fazer isso de forma correta. Por serem temas um pouco complexos e distantes do cotidiano das pessoas, os (poucos) que se preocupam com eles costumam incorrer em erros primários. Vou abordar os temas com mais profundidade em artigos específicos, mas já adianto aqui algumas informações que você precisa ter:

SEGUROS

1. Para proteger você e as pessoas de sua família:

a) Seguro saúde (plano de saúde) com cobertura de internação e atendimento de urgência em hospitais razoáveis.

b) Seguro de vida com cobertura de invalidez por doença e acidente (caso você não tenha dependentes) e também com cobertura por morte (caso você tenha dependentes e ainda não tenha formado um patrimônio relevante para a subsistência deles em sua falta).

2. Para proteger seus bens:

a) Seguro residencial para proteger o seu imóvel e os bens que estão nele contra incêndio, roubos, furtos etc (seja o imóvel próprio ou alugado).

b) Seguro de veículos para proteger seu carro/moto e que conte com uma boa cobertura de responsabilidade civil contra terceiros (danos materiais, morais e corporais). Muita gente quer economizar no valor do seguro e pede para o corretor apresentar as opções mais em conta. Normalmente essas opções protegem seu bem mas o deixam descoberto justamente no ponto em que o prejuízo pode ser maior (a responsabilidade civil). Pense em quanto dinheiro você teria de desembolsar se atropelasse ou matasse alguém em um acidente de trânsito causado por sua culpa.

PREVIDÊNCIA

Em relação à Previdência, infelizmente não é possível contar unicamente com o INSS (ou com o regime próprio de previdência, caso você seja servidor público). Os valores nunca serão suficientes para você manter o seu padrão de vida. Organize-se e monte a sua própria aposentadoria (o que não significa necessariamente investir em um fundo previdenciário PGBL ou VGBL - muitas vezes essa opção não é a mais rentável e inteligente). Você pode montar seu próprio plano previdenciário investindo bem o seu dinheiro e reservando uma parcela de seus investimentos especificamente para a aposentadoria.

Nunca se esqueça de comprar seguros e ter uma reserva previdenciária adequada. São fundamentais para seu plano de enriquecimento não naufragar.

Falarei de maiores detalhes sobre Seguros e Previdência em outros artigos específicos. Acompanhe as novas postagens pelas redes sociais e cadastre seu e-mail em nosso site para receber as novidades em primeira mão.

Compartilhe essas importantes informações com seus amigos. Você pode contribuir para que eles também tenham um futuro mais tranquilo. Basta usar os botões de redes socias abaixo!

Um forte abraço,

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS