Como ficar rico mais rápido?

img

A fórmula para o enriquecimento é bem simples (apesar de pouca gente colocá-la em prática):

  1. Aumente a sua renda
  2. Gaste menos do que você ganha (leia mais aqui)
  3. Invista a diferença de forma inteligente

Se você tiver uma renda razoável e poupar religiosamente de 10 a 20% dela todos os meses, investindo esse valor de forma inteligente, sem dúvida alguma alcançará um bom grau de segurança financeira e, muito possivelmente, a independência financeira (ou seja, terá investimentos que gerem uma renda mensal suficiente para você viver sem precisar trabalhar).

Quanto mais cedo você começar, melhor. Assim, os juros compostos terão mais tempo para fazer o seu dinheiro crescer. Se você começar mais tarde, terá que guardar um percentual maior de sua renda, pois haverá menos tempo para os juros compostos trabalharem.

Apesar de poupar e investir ser fundamental, isso não te deixará RICO rápido. Como eu disse acima, você alcançará uma boa segurança financeira e até mesmo a independência financeira (depois de muitos anos). Esse é o objetivo da maior parte das pessoas.

Mas como ficar rico de verdade mais rápido? Ou seja, ter alguns milhões em investimentos gerando renda para você sem ter de esperar décadas para isso acontecer? O que fazer?

Aí não existe outro caminho senão aumentar muito a sua renda de forma rápida (e continuar poupando uma parte dela e investindo o valor poupado). Os caminhos para aumentar a renda são basicamente os seguintes:

  1. Ganhar mais em seu atual emprego tornando-se um profissional melhor e conseguindo promoções;
  2. Se você for autônomo ou empresário, aumentar os seus ganhos em sua atividade atual; ou
  3. Iniciar uma outra atividade em paralelo ao seu emprego, trabalho autônomo ou empresa atual.

Se o seu obejtivo for ficar rico da forma mais rápida possível, as melhores opções são a 2 e a 3. Dificilmente será possível alcançar rendimentos expressivos trabalhando como empregado. Mesmo conseguindo muitas promoções, a renda será sempre limitada.

Contudo, jogar tudo para o alto e iniciar um negócio próprio sem planejamento não costuma ser uma boa opção (o risco é elevado demais).

O ideal, portanto, é iniciar uma atividade paralela em seu tempo livre (de preferência algo que você tenha muito prazer em fazer), e, a partir do momento em que ela já estiver dando bons resultados financeiros, aí sim você pode pensar em largar o seu emprego para se dedicar integralmente a ela.

É claro que cada pessoa encontra-se em uma situação econômica, social e familiar própria. O que funciona para um pode não funcionar para o outro. Mas sem dúvida o conselho acima é uma das formas mais sensatas e seguras de dar um novo passo rumo à Fortuna.

Muito sucesso em sua caminhada!

Um abraço,

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS