Tenha uma Mentalidade Rica e Assuma o Controle da sua Vida Financeira

img

DESPERTE A SUA PRÓPRIA FONTE DA FORTUNA! Mude a sua mentalidade sobre o dinheiro e assuma o controle de sua vida financeira.

O fator determinante para você mudar a sua vida financeira e alcançar a riqueza é você mesmo. Sim, seus pensamentos e suas ações determinarão o quão longe você vai chegar na sua trajetória de construir uma fortuna.

Você precisa estar totalmente comprometido com esse projeto de longo prazo e assumir por completo a responsabilidade por sua vida financeira.

Assumir a responsabilidade significa não jogar a culpa de sua situação financeira atual em outras pessoas ou coisas.

Ou seja, não é nada produtivo e não vai te levar a lugar algum ficar pensando/dizendo que você não está ganhando o quanto gostaria porque seu chefe não te promove, sua empresa não te reconhece, sua atividade como autônomo não decola ou sua empresa não prospera. Também não vai resolver nada jogar a culpa de sua situação financeira na economia do país em recessão, no governo corrupto ou nos altos impostos.

Se você considera que ganha pouco (seja como empregado, concursado, autonômo ou empresário), é sua responsabilidade alterar esse cenário. Arregace as mangas e aperfeiçoe a sua formação acadêmica, trabalhe mais e melhor, inicie uma carreira paralela, abra um negócio próprio ou aprimore a sua empresa. Ninguém vai fazer isso por você.

Da mesma forma, não adianta dizer que sua situação financeira ruim é culpa de sua família consumista. Cabe a você conversar com seus familiares e conscientizá-los da importância de poupar. Cabe a você reservar um tempo para organizar o orçamento doméstico e cortar o que não é essencial. Afinal, se você assumiu qualquer tipo de compromisso financeiro a decisão foi sua ou de alguém de sua família com a sua concordância.

Assumir essa responsabilidade por sua vida financeira e se comprometer com as mudanças não é algo simples.

Afinal, quase todos nós crescemos observando péssimas práticas de gestão financeira em nossas próprias famílias, entre nossos amigos e na sociedade como um todo. Além disso, não recebemos um mínimo de conscientização e educação financeira na escola ou em qualquer outro lugar. E, pra piorar, vivemos numa sociedade de amplo apelo consumista.

Mas isso tudo pode mudar, e só de depende de você!

Uma vez assumido um verdadeiro compromisso de criação de patrimônio e riqueza, você deve implementá-lo observando dois pilares básicos:

1) GASTAR MENOS DO QUE VOCÊ GANHA E INVESTIR A DIFERENÇA

2) GANHAR CADA VEZ MAIS

Se você não gastar menos do que ganha, você nunca vai construir riqueza. Você não vai aumentar os seus ganhos do dia para a noite, mas pode cortar despesas imediatamente! Veja aqui como evitar o consumismo.

Não importa o quanto você ganha hoje. Você deve "poupar" no mínimo 10% de sua renda (e tentar sempre aumentar esse percentual).

E "poupar" NÃO significa colocar o seu dinheiro na poupança. Mas sim em investimentos mais rentáveis e tão (ou mais) seguros que a poupança. Quando você já tiver acumulado mais capital pode então começar a investir uma parte dele em outros investimentos ainda mais rentáveis, porém menos seguros.

Cumprido esse primeiro pilar (gastar menos do que você ganha e investir a diferença), seu foco deve ser no segundo pilar: aumentar a sua renda.

Infelizmente os investimentos não podem fazer um milagre. Se sua renda é baixa, por mais que você guarde 10, 15, 20 ou 30% dela e invista bem esse saldo, ainda assim não vai conseguir acumular um capital tão significativo a ponto de ficar rico de verdade (ou vai conseguir quando já estiver muito velho para aproveitar).

Portanto, é imprescindível aumentar a sua renda. Como? Não se acomodando. É preciso estudar mais, trabalhar mais, se dedicar mais aos seus projetos (sejam eles quais forem - um cargo melhor em sua empresa, um emprego melhor em outra empresa, um concurso público com salários mais altos, uma atividade autônoma mais rentável, um negócio próprio mais lucrativo ou a conjunção de mais de uma dessas possibilidades...).

E o que é preciso para ter foco, determinação e energia para iniciar a construção desses dois pilares, erguê-los cada vez mais e nunca deixá-los ruir?

A resposta foi dada no título deste artigo: MENTALIDADE E CONTROLE.

Mentalidade de quem quer realmente alcançar a riqueza e o controle de quem quer assumir a responsabilidade de fazer isso acontecer.

Somente assim será possível alcançar por completo seus objetivos financeiros materiais (concretização de sonhos) e não materiais (segurança e tranquilidade para você e sua família).

Te desejo muito SUCESSO!

Um abraço,

Alexandre Winkler

P.S. Leia mais artigos sobre o assunto na seção Mentalidade Rica da Fonte da Fortuna. Queremos te ajudar a construir uma mentalidade vencedora e a assumir o controle da sua vida financeira.

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS