Taxa de juros (SELIC) em baixa: onde investir?

img

A taxa básica de juros da economia (SELIC) vem passando por um longo processo de queda. Em 21/03/18 ela foi reduzida para 6,50% ao ano, a taxa mais baixa da história.

Todos os investimentos de renda fixa pós-fixados são diretamente impactados e passam a render menos. Entre eles estão os investimentos mais populares no Brasil: Poupança, Tesouro SELIC, e a maior parte dos CDBs, LCIs e LCAs e LCs.

E a grande pergunta dos investidores é: "Onde invistir meu dinheiro quando a taxa SELIC está baixa"?

Antes de mais nada, você deve ter em mente que a queda dos juros diminui o rendimento nominal dos investimentos de Renda Fixa, mas não necessariamente o rendimento real (descontada a inflação). Os juros estão historicamente baixos mas a inflação também está, então o rendimento real dos investimentos ainda é muito atrativo. O Brasil ainda é um dos países com a maior taxa de juros reais do mundo! E isso é ótimo para quem tem dinheiro para investir.

Para aumentar ainda mais os seus ganhos na Renda Fixa, evite alguns erros comuns e tome decisões financeiras inteligentes e acertadas:

1) ERROS muito comuns que você NÃO pode cometer:

  • A Poupança (especialmente a nova poupança - ou seja, aqueles depósitos feitos a partir de maio de 2012) é um péssimo investimento, principalmente quando a SELIC está alta. Quando a SELIC está baixa (como agora), ela fica menos ruim (em comparação com os demais investimentos de renda fixa). Mas ainda assim não é um bom investimento. Evite investir na poupança.
  • Fundos DI com taxas altas de administração (mais que 0,5%) podem render ainda menos que a poupança quando a taxa SELIC está baixa.
  • CDBsLCIs e LCAs de Bancos grandes não são investimentos atrativos, pois pagam um percentual baixo do CDI (que é vinculado à taxa SELIC).

2) Decisões de investimento CORRETAS e INTELIGENTES:

  • Uma boa possibilidade de investimento é o Tesouro SELIC, uma das espécies de títulos do Tesouro Direto que rende o equivalente à taxa SELIC. Veja aqui porque esse é um bom investimento (em comparação com a poupança) em épocas de SELIC baixa.
  • Invista em Fundos DI apenas se a taxa de administração for bem baixa (menos de 0,5% ao mês). Há Fundos que cobram taxas de 0,20%. Evite os Fundos dos grandes Bancos, pois via de regra as taxas de administração são maiores do que as dos ofertados pelas corretoras de valores.
  • CDBsLCIs e LCAs de bancos de médio porte são mais arriscados, mas rendem um percentual maior do CDI. Certifique-se de não investir mais de R$ 250.000,00 em títulos emitidos por um mesmo Banco para manter-se dentro do limite de proteção do Fundo Garantidor de Crédito - FGC.

Por fim, caso você esteja disposto a correr mais risco em troca de um possível maior retorno, pode alocar parte de seus investimentos na Renda Variável (principalmente em ações, fundos multimercados e fundos imobiliários). Dólar e ouro também podem ser bons investimentos em algumas situações. Mas só invista em Renda Variável se realmente estiver preparado para as flutuações e disposto a eventualmente perder dinheiro. E assegure-se de que a distribuição de seus investimentos entre Renda Fixa e Variável esteja de acordo com o seu perfil de investidor.

Bons investimentos e rumo à Fortuna!

Um abraço,

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS