Onde e como investir com segurança e rentabilidade

img

Onde e como investir com segurança e boa rentabilidade? Comece pelos investimentos de renda fixa!

Os investimentos de renda fixa são mais conservadores que os de renda variável (entenda a diferença entre eles). Independentemente de seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo), a renda fixa deve compor a maior parte do seu portfólio de investimentos. Se você é um investidor iniciante (que ainda não tem experiência para administrar a volatilidade da renda variável) ou é um investidor de mais idade (que não pode correr o risco de sofrer uma volatilidade negativa em razão de não ter mais o tempo suficiente para recuperá-la), você pode (e deve) investir todo o seu dinheiro em aplicações de renda fixa.

Ao investir em renda fixa você empresta dinheiro a um emissor (que pode ser um banco, uma empresa, ou o próprio governo) e recebe em troca juros por esse empréstimo. Os investimentos podem ser prefixados (a rentabilidade é pré-definida e você sabe exatamente quanto vai ganhar no final); pós-fixados (a rentabilidade é atrelada a um indicador de juros ou de inflação - como a SELIC ou o IPCA - e seu rendimento dependerá deles); ou híbridos (uma mistura dos dois anteriores).

O investimento de renda fixa mais conhecido no Brasil é a poupança. Porém, sua rentabilidade é baixíssima e não é recomendável que você aplique seu dinheiro nela.

Conheça outros investimentos de renda fixa muito seguros e mais rentáveis:

1) Tesouro Direto

O Tesouro Direto possibilita que o investidor pessoa física adquira títulos públicos do Tesouro Nacional em seu próprio nome e investindo valores baixos. Nos últimos anos, ele passou a ser mais conhecido e ganhou mais investidores, atraídos pela segurança e boa rentabilidade. Existem diversos tipos de Títulos do Tesouro Direto. O mais simples e seguro de todos é o Tesouro SELIC, que é um ótimo substituto para a poupança. Clique aqui para saber mais sobre o Tesouro Direto.

2) CDB

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Ao investir em CDBs você empresta o seu dinheiro a um banco e, em troca, recebe juros por esse empréstimo. Ou seja, ao final do investimento você receberá de volta o dinheiro que investiu acrescido dos juros. Clique aqui para saber mais sobre CDBs.

3) LC

LC é a sigla para Letra de Câmbio. A LC é muito semelhante ao CDB, com a diferença de que a LC é emitida por financeiras e o CDB é emitido por bancos. Portanto, ao investir em LCs você empresta o seu dinheiro a uma financeira e, em troca, recebe juros por esse empréstimo. Ao final do investimento você receberá de volta o dinheiro que investiu acrescido dos juros. Clique aqui para saber mais sobre LCs.

4) LCI e LCA

LCI é a sigla para Letra de Crédito Imobiliário e LCA é a sigla para Letra de Crédito do Agronegócio. Ao investir em LCIs e LCAs você empresta o seu dinheiro a um banco para que ele financie os setores Imobiliário e de Agronegócio (respectivamente). Em troca, você recebe juros por esse empréstimo. Portanto, ao final do investimento você receberá de volta o dinheiro que investiu acrescido dos juros. Clique aqui para saber mais sobre LCIs e LCAs.

Observação: é recomendável que você abra uma Conta em Corretora para ter acesso a mais opções de investimentos de renda fixa além daquelas oferecidas pelos Bancos tradicionais.

Desejo muito sucesso em seus investimentos!

Um grande abraço,

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS