LC: O que é e como investir - Guia em 10 passos

img

Talvez você nunca tenha ouvido falar em LCs. Por se tratar de um investimento menos difundido, pouca gente o conhece. Quer entender o que é e como funciona essa aplicação financeira? Confira em 10 passos rápidos tudo o que você precisa saber para começar a investir:

1) O que é LC?

LC é a sigla para Letra de Câmbio. A LC é um investimento de Renda Fixa muito semelhante ao CDB, com a diferença de que a LC é emitida por Financeiras e o CDB é emitido por Bancos. Ao investir em LCs você está, na prática, emprestando o seu dinheiro a uma Financeira e, em troca, receberá juros por esse empréstimo. Ou seja, ao final do investimento você receberá de volta o dinheiro que investiu acrescido dos juros.

2) Tipos de LCs e suas rentabilidades

  1. Existem três tipos de LCs e a rentabilidade de cada uma é calculada de forma específica:
    Pós-fixadas (a rentabilidade é indexada ao CDI): rendem um percentual do CDI definido no momento do investimento. CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e é uma taxa que acompanha de perto a taxa SELIC - que é a taxa de juros básica da economia. A LC pode, por exemplo, render 92% do CDI, 100% do CDI, 106% do CDI... Quanto maior o percentual, maior o rendimento. Se, por exemplo, o CDI em determinado ano for de 8% e sua LC render 100% do CDI, você terá uma rentabilidade de 8% naquele ano;
  2. Prefixadas (a rentabilidade é pré-definida): rendem uma taxa de juros definida no momento do investimento;
  3. Híbridas (parte da rentabilidade é pós-fixada e parte é pré-fixada): rendem a variação do IPCA (indexador de inflação) mais uma taxa de juros definida no momento do investimento.

Observação: A LC mais comum disponível para investimento é a pós-fixada.

3) Como investir?

É necessário ter conta em uma Corretora de Valores para ter acesso a esse tipo de investimento. A Corretora normalmente oferece diversas opções de LCs emitidas por Financeiras diferentes. Também é possível comprar LCs diretamente da Financeira que as emitiu.

4) Risco

Obviamente, quanto maior a rentabilidade, maior o risco. Ou seja, investir em LCs emitidas por Financeiras menores e menos confiáveis significa ter maior risco e maior rentabilidade. Felizmente há um mecanismo de proteção aos investidores para diminuir esse risco.

5) Proteção

Os investimentos em LC são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) em caso de insolvência da Instituição Financeira até o limite de R$ 250.000,00 por CPF (investidor) e por Instituição Financeira (investida). Portanto, evite investir mais do que esse valor em LCs emitidas pela mesma Financeira.

6) Imposto

Incide Imposto de Renda sobre os lucros auferidos de acordo com a seguinte tabela regressiva (quanto maior o prazo do investimento, menor o imposto):

Prazo do investimento Imposto de Renda
até 180 dias 22,5%
de 181 até 360 dias 20%
de 361 até 720 dias 17,5%
mais de 720 dias 15%

Observação: Se o investidor vender (resgatar) a LC antes de decorridos 30 dias da data de compra (investimento), haverá também a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) com base em outra tabela específica.

7) Taxas

Verifique se sua Corretora cobra taxas para investimentos em LCs. As maiores corretoras não costumam cobrar qualquer taxa.

8) Valor mínimo de investimento

O valor mínimo para investir em LCs varia muito de acordo com a Financeira emissora. Normalmente as LCs comercializados por Corretoras de Valores apresentam valores mínimos que iniciam em R$ 5.000,00.

9) Liquidez

Existem LCs que podem ser vendidos a qualquer tempo (liquidez diária). A maioria, porém, não pode ser resgatada antes do prazo de vencimento (que pode variar de um mês a vários anos). Via de regra, quanto maior o prazo de vencimento, maior a rentabilidade (pois maior o risco).

10) Conclusão

Ao investir em LCs, observe sempre qual é a Financeira emissora (se de pequeno, médio ou grande porte e qual a sua confiabilidade); o tipo de LC (pós-fixada, prefixada ou híbrida); a rentabilidade da LC; o valor mínimo exigido para o investimento e o prazo de vencimento. Lembre-se que quanto menor e menos confiável for a Financeira, maior o risco e maior a rentabilidade. Da mesma forma, quanto maior o prazo de vencimento da LC, maior o risco e maior a rentabilidade. Só invista em LCs sem liquidez diária se você tiver certeza de que não vai precisar do dinheiro antes de seu prazo de vencimento.

Essas são as informações básicas que todo o investidor precisa ter sobre os LCs. Agora você já conhece melhor o funcionamento desta modalidade de investimento!

Compartilhe essas informações com seus amigos e familiares, basta usar os botões abaixo.

Bons investimentos e sucesso!

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS