Investir em ouro vale a pena?

img

O investimento em ouro é considerado de renda variável. Isso significa que seu valor flutua livremente de acordo com o mercado (e há inúmeros fatores envolvidos para essa variação). Na prática, você pode perder ou ganhar muito dinheiro.

Se você é um investidor iniciante e que ainda não acumulou muito dinheiro, não é recomendável que invista em ouro. Melhor se concentrar na renda fixa.

O investimento em ouro, porém, pode ser muito interessante se você já é um investidor um pouco mais experiente e que já acumulou mais capital. Isso porque, assim como o dólar, ele funciona como uma espécie de seguro, por se tratar de um metal precioso que serve como reserva de valor (e cuja cotação no Brasil está atrelada à própria cotação do dólar).

Assim, quando a economia do Brasil patinar (como ocorreu nos anos de 2015/2016, antes do impeachment da Presidente Dilma) ou ocorrerem turbulências no cenário econômico mundial, o ouro tende a se valorizar e compensar eventuais perdas que você poderá ter com outros investimentos de renda variável (como ações). Se a economia vai bem, ele tende a se manter estável ou a se desvalorizar (mas, em contrapartida, seus outros investimentos em renda variável tendem a se valorizar).

Mas lembre-se de alocar um percentual baixo de seu patrimônio em ouro, pois é um investimento realmente volátil e arriscado. Como dito, encare esse investimento como um verdadeiro seguro.

E como faz para investir em ouro? Há diversas maneiras, mas a mais simples e segura é aplicar em um fundo de investimento em ouro. É possível encontrar esse tipo de fundo em alguns Bancos e em diversas corretoras de valores.

Sucesso em seus investimentos e um forte abraço,

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS