Investir em dólar vale a pena?

img

O investimento em dólar (ou em qualquer outra moeda forte, como o Euro), é considerado de renda variável. Ou seja, a flutuação pode ser muito elevada, e você pode perder ou ganhar muito dinheiro.

Se você é um investidor iniciante e que ainda não acumulou muito dinheiro, não vale a pena investir em dólar. Melhor se concentrar na renda fixa. E comprar dólares unicamente se for viajar para os Estados Unidos (ou para algum outro país em que o dólar americano seja amplamente aceito).

O investimento em dólar, porém, pode ser muito interessante se você já é um investidor um pouco mais experiente e que já acumulou mais capital. Isso porque, assim como o ouro, ele funciona como uma espécie de seguro, pois está atrelado a uma das maiores e mais seguras economias do mundo (os Estados Unidos).

Assim, quando a economia do Brasil patinar (como ocorreu nos anos de 2015/2016, antes do impeachment da Presidente Dilma) ou quando ocorrerem turbulências no cenário econômico mundial, ele tende a se valorizar e compensar eventuais perdas que você poderá ter com outros investimentos de renda variável (como ações). Se a economia vai bem, ele tende a se manter estável ou a se desvalorizar (mas, em contrapartida, seus outros investimentos em renda variável tendem a se valorizar).

Mas lembre-se de alocar um percentual baixo de seu patrimônio em dólar, pois é um investimento realmente volátil e arriscado. Como dito, encare esse investimento como um verdadeiro seguro.

E como faz para investir em dólar? Há diversas maneiras, mas a mais simples, prática e segura é investir em um fundo cambial de dólar. É possível encontrar esse tipo de fundo em alguns Bancos e em diversas corretoras de valores.

Sucesso em seus investimentos!

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS