Guia completo do Tesouro Direto

img

O TESOURO DIRETO existe desde o ano de 2002 e foi criado para que o investidor Pessoa Física pudesse adquirir títulos públicos do Tesouro Nacional em seu próprio nome e investindo valores baixos. Porém, foi apenas nos últimos anos que ele passou a ser mais conhecido e ganhou mais investidores, atraídos pela segurança e boa rentabilidade.

Veja tudo o que você precisa saber para investir em TESOURO DIRETO:

1) REQUISITO PARA INVESTIR:

Ter conta em uma Corretora. É possível comprar os Títulos por meio do seu próprio Banco, mas não é recomendável porque as taxas cobradas são altas. Opte por abrir uma conta em uma corretora que não cobre taxas para investimento em Tesouro Direto. 

2) VALOR MÍNIMO PARA INVESTIR:

A quantidade mínima possível de compra de um Título do Tesouro é a fração de 1% do Título inteiro, desde que respeitado o valor mínimo de R$ 30,00. É possível comprar 1% de um Título, 2%, 3% e assim por diante. O valor da fração depende do valor do Título inteiro.

3) RISCO:

É considerado o investimento mais seguro do país porque conta com a garantia do próprio Tesouro Nacional. Ou seja, o investidor só perderia seu dinheiro se o governo federal declarasse uma moratória, algo que, na atual conjuntura, é extremamente improvável (mesmo com a crise econômica que o país atravessa). Aliás, se isso acontecesse, todo o sistema financeiro nacional estaria comprometido (inclusive os demais investimentos considerados seguros - poupança, CDBs, Fundos de Renda Fixa etc).

4) TAXAS:

a) Taxa de custódia da B3: 0,25% ao ano sobre o valor investido (cobrada semestralmente, no primeiro dia útil de janeiro e de julho);

b) Taxa de administração da Corretora ou Banco: varia de ZERO a 0,50%. Atualmente todos os Bancos grandes e a quase totalidade das Corretoras de Valores não cobram mais essa taxa. Consulte a lista dos Bancos e das corretoras e respectivas taxas no próprio site do Tesouro Direto.

5) IMPOSTOS:

a) Imposto de Renda sobre os rendimentos de acordo com a seguinte tabela (quanto mais tempo você deixa o dinheiro investido, menos paga de Imposto de Renda):

Prazo do investimento Imposto de Renda
até 180 dias 22,5%
de 181 até 360 dias 20%
de 361 até 720 dias 17,5%
mais de 720 dias 15%

Obs.: O Imposto de Renda incide no resgate do Título, e apenas sobre o lucro obtido. No caso de Títulos que pagam cupons semestrais, também há incidência do Imposto de Renda sobre cada pagamento (de acordo com a tabela acima).

b) IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) APENAS para investimentos de menos de 30 dias. Se você deixar o dinheiro investido por mais de 30 dias não haverá cobrança de IOF. Portanto, recomendo deixar seu dinheiro investido no Tesouro Direto por mais de 30 dias (quanto mais tempo, melhor - assim você se beneficia da tabela progressiva do Imposto de Renda exposta acima).

6) VENCIMENTO E LIQUIDEZ DOS TÍTULOS:

É possível saber o ano de vencimento do Título observando a data que consta em seu próprio nome. Por exemplo: o Título Tesouro SELIC 2023 vence no ano de 2023 (para saber a data exata, basta consultar o site do Tesouro Nacional ou a sua corretora).

Não é necessário manter os Títulos até a sua data de vencimento. A liquidez é diária, ou seja, você pode vender seus títulos a qualquer momento. Mas ATENÇÃO: Se você vender os Títulos TESOURO IPCA+ (com ou sem juros semestrais) e TESOURO PREFIXADO (com ou sem juros semestrais) antes da data de vencimento, poderá perder parte da rentabilidade e até mesmo parte do capital inicialmente investido! Leia mais detalhes abaixo.

7) ESPÉCIES DE TÍTULOS E SUAS RESPECTIVAS RENTABILIDADES:

7.1) TÍTULO INDEXADO À TAXA SELIC: a rentabilidade é a taxa básica de juros da economia (SELIC). Há apenas um Título disponível para investimento:

  • TESOURO SELIC (também chamado de LFT). Sua rentabilidade é composta pela taxa SELIC (indexador de juros) mais uma taxa prefixada próxima a zero, razão pela qual fala-se simplesmente que ele acompanha a taxa SELIC. É o título mais seguro e simples de todos, e é um ótimo substituto para a poupança, Fundos DIs e outros investimentos de renda fixa pós-fixados. É possível resgatar (vender) o Título a qualquer momento sem perder a rentabilidade já auferida (ou seja, o investidor não terá qualquer prejuízo se vender o Título antes da data de vencimento). Lembre-se, porém, que quanto mais cedo o Título for resgatado, maior será a alíquota de Imposto de Renda (vide item 5 acima). Toda a rentabilidade é entregue no vencimento ou resgate antecipado. Para saber mais detalhes sobre este Título e entender porque ele é um ótimo substituto para a caderneta de poupança, clique aqui.

7.2) TÍTULOS INDEXADOS À INFLAÇÃO: a rentabilidade é composta por uma taxa de juros prefixada no momento da compra do título mais a variação da inflação (IPCA). Os Títulos indexados à inflação disponíveis para investimento são os seguintes:

  • TESOURO IPCA+ (também chamado de NTNB Principal). A rentabilidade desse Título é composta pelo IPCA (indicador de inflação) mais uma taxa de juros prefixada definida no momento do investimento. Ou seja, o investidor fica protegido da inflação e ainda tem a garantia de ter uma rentabilidade adicional. ATENÇÃO: O Tesouro garante essa rentabilidade apenas se o investidor mantiver o Título até o vencimento. Se vendido antes da data de vencimento, poderá haver ganhos proporcionalmente maiores ou menores que a rentabilidade contratada (podendo até ocorrer perda de parte do capital investido). Isso ocorre porque o valor do Título varia de acordo com o mercado. Portanto, são Títulos indicados para quem deseja ficar com eles até a data de vencimento. Não há pagamento de cupons semestrais (ou seja, toda a rentabilidade é entregue no momento do resgate do Título (antecipado ou no vencimento), incidindo o Imposto de Renda apenas nesse momento. É recomendado, portanto, para o investidor que pode manter todo o capital investido até o vencimento do Título.
  • TESOURO IPCA+ COM JUROS SEMESTRAIS (também chamado de NTNB). Este Título segue a mesma sistemática do TESOURO IPCA+ (NTNB Principal), com a única diferença de que paga cupons (juros) a cada seis meses. Esses cupons são um adiantamento da rentabilidade do investimento, incidindo Imposto de Renda sobre cada um desses pagamentos antecipados. Recomendado para o investidor que deseja receber uma renda periódica durante o investimento.

7.3) TÍTULOS PREFIXADOS: A rentabilidade desses Títulos é composta apenas por uma taxa de juros prefixada definida no momento do investimento. Os Títulos prefixados disponíveis para investimento são os seguintes:

  • TESOURO PREFIXADO (também chamado de LTN). Paga uma taxa de juros definida no momento do investimento. Ou seja, o investidor sabe desde o início quanto ganhará. ATENÇÃO: Essa rentabilidade é garantida apenas se o investidor mantiver o Título até o vencimento. Se vendido antes da data de vencimento, poderá haver ganhos proporcionalmente maiores ou menores que a rentabilidade contratada (podendo até ocorrer perda de parte do capital investido). Isso porque o valor do Título varia de acordo com o mercado. É o Título mais arriscado de todos, pois paga apenas essa taxa de juros pré-estabelecida. Ou seja, se a inflação disparar, o investidor pode ter uma rentabilidade real bem mais baixa que a esperada. São Títulos indicados para investidores mais experientes, que acompanham o ambiente econômico com frequência. Não há pagamento de cupons semestrais (ou seja, toda a rentabilidade é entregue no momento do resgate do Título (antecipado ou no vencimento), incidindo Imposto de Renda apenas nesse momento. É recomendado, portanto, para o investidor que pode manter todo o capital investido até o vencimento do Título.
  • TESOURO PREFIXADO COM JUROS SEMESTRAIS (também chamado de NTN-F). Este Título segue a mesma sistemática do TESOURO PREFIXADO (LTN), com a única diferença de que há pagamento de cupons (juros) a cada seis meses. Esses cupons são um adiantamento da rentabilidade do investimento, incidindo Imposto de Renda sobre cada um desses pagamentos antecipados. Recomendado para o investidor que deseja receber uma renda periódica durante o investimento.

8) COMECE A INVESTIR

Agora você já tem todas as informações básicas para começar a investir em Tesouro Direto. Escolha o Título mais adequado às suas necessidades e incremente sua carteira de investimentos!

Gostou deste artigo? Encaminhe para seus amigos e familiares que ainda não investem em Tesouro Direto (use os botões de compartilhamento ao final do artigo).

Cadastre seu e-mail abaixo para receber nossas dicas e materiais gratuitos sobre investimentos e educação financeira!

Um forte abraço,

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS