Conta em Corretora. Você precisa ter uma!

img

Investir bem o dinheiro que você consegue poupar no fim do mês é um dos pilares para a construção de patrimônio (o outro é aumentar as suas fontes de renda). E o primeiro passo para investir melhor o seu dinheiro é abrir uma conta em uma Corretora.

Por meio dela você terá acesso a um novo mundo de produtos financeiros que não são oferecidos pelo seu Banco. Aliás, essa é a função delas: conectar os investidores aos investimentos. Ela é um intermediário entre você (investidor) e os produtos financeiros. Diferente dos Bancos, elas não oferecem contas-correntes, seguros e empréstimos. Elas trabalham unicamente com investimentos. E isso é ótimo para você, investidor!

Normalmente os Bancos disponibilizam apenas os seguintes investimentos: CDBs, LCIs e LCAs por eles mesmos emitidas e fundos por eles mesmos administrados e geridos. Ah, e oferecem (e até incentivam) que você invista num dos piores produtos financeiros do mercado: a poupança (fuja dela!).

Abrindo conta em uma Corretora, você poderá investir em CDBs, LCIs e LCAs de diversos bancos e Fundos de Investimento de gestores independentes. E, dependendo da Corretora que escolher, poderá investir em Tesouro Direto sem pagar qualquer taxa de administração para a Corretora (os Bancos grandes cobram de 0,4 a 0,5% ao ano sobre o valor investido).

Por fim, se você for um investidor experiente, poderá investir em ações pagando tarifas menores que as cobradas pelos Bancos e também poderá ter acesso a diversos outros investimentos mais complexos.

Quando o assunto é conta em Corretora, algumas dúvidas sempre aparecem. Vou responder as mais comuns:

  1. Como escolher uma Corretora?
    Atualmente quase todas as Corretoras (e também os Bancos) isentam os clientes de cobrança de taxa de administração para investir em Tesouro Direto, então este não é mais um diferencial na escolha da sua Corretora.
    Mas, se você pretende investir em outros produtos financeiros (Fundos, CDBs, LCIs, LCAs, ações etc...), verifique se a Corretora de seu interesse oferece um bom leque de opções e se ela cobra taxas/tarifas para investir nesses produtos.
    Dê preferência a Corretoras grandes e com nome consolidado no mercado.
  2. É difícil abrir a conta?
    Não, hoje em dia é possível abrir conta na maior parte das Corretoras de forma totalmente online, apenas preenchendo um formulário e encaminhando fotos de documentos. A aprovação da conta costuma ser bem rápida.
  3. Vou pagar tarifas de manutenção de conta?
    As corretoras mais conceituadas do mercado não cobram tarifas de manutenção de conta. Ou seja, se você deixar sua conta inativa, não terá que pagar nada. Informe-se antes de abrir sua conta.
  4. Vale a pena ter conta em mais de uma Corretora?
    É interessante para que você tenha acesso a uma maior gama de opções de investimento. Se você está começando a investir agora e ainda não tem muitos recursos, não vejo tanta utilidade (pois será mais uma conta para você gerenciar).
  5. Como envio o dinheiro?
    Ao abrir uma conta na Corretora, você informará o número de sua conta do Banco. Você fará um TED do valor desejado da sua conta do Banco para a conta da Corretora. E, da mesma forma, a Corretora devolverá seu dinheiro via TED para a sua conta do Banco quando você assim solicitar.
  6. E se a corretora falir?
    A Corretora é só uma intermediária entre você e os investimentos. Uma vez feito o investimento (seja em renda fixa ou variável), ele fica registrado em seu nome. Portanto, você não é prejudicado se a Corretora falir (desde que não tenha deixado dinheiro parado na conta da Corretora sem investir).

Espero ter sanado as suas principais dúvidas sobre conta em Corretoras de Valores. Agora é só pesquisar e escolher a sua!

Observação: Para saber como superar o medo de investir, leia este artigo.

Bons investimentos!

Um abraço,

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS