Como investir em ações de forma mais simples e segura?

img

O investimento em ações ainda é pouco difundido no Brasil. É um investimento de renda variável e, portanto, de risco mais elevado. Investir em ações significa comprar uma parte de uma empresa, tornando-se sócio dela (com direito inclusive a receber parte de seus lucros, os chamados dividendos e/ou juros sobre capital próprio). Por experiência própria, afirmo que você pode ganhar bastante dinheiro investindo em ações, mas também pode perder muito. Portanto, sempre desconfie de promessas de ganhos fáceis no mercado acionário.

Não recomendo esse tipo de investimento para investidores iniciantes. Porém, após você ter já ter acumulado um capital significativo na renda fixa, é interessante buscar alguns investimentos em renda variável para fins de diversificação (se você for um investidor conservador, deve manter todo o seu capital na renda fixa).

Caso decida investir em renda variável, as ações são uma boa opção para começar. Mas só invista aquele dinheiro que você não vai precisar no curto prazo e tenha sangue frio para aguentar as oscilações de mercado sem se desesperar e correr para vender as ações com prejuízo.

Quando você compra ações de uma empresa, elas podem se valorizar ou desvalorizar. Se valorizarem, você pode vendê-las e embolsar o lucro. Se desvalorizarem, você pode manter as ações e esperar até que se valorizem novamente. Se optar por vender antes disso, você perde dinheiro. O grande risco é o valor da ação demorar muito tempo para se recuperar ou mesmo a empresa ir à falência e você perder todo o capital investido.

Existem diversas formas de se investir em ações:

  1. Fundos de Investimento (você investe em um Fundo administrado por gestores profissionais que fazem todo o trabalho de seleção e compra e venda das ações em troca do pagamento de uma taxa de administração e de performance)
  2. Investimento Direto (você mesmo compra suas ações por meio de uma Corretora de Valores)
  3. ETFs - fundos de índice (você mesmo compra uma espécie de ação que replica um índice - como o Ibovespa - por meio de uma Corretora de Valores)

E como investir em ações de forma mais simples e segura? A melhor forma de iniciar é por meio de fundos de investimento em ações. Eles reduzem o risco, o trabalho e a burocracia, facilitando muito a vida do investidor e tornando o investimento em ações mais fácil e seguro. Mas lembre-se: ainda assim, podem ocorrer prejuízos!

Os fundos de investimento são administrados por gestores profissionais e comercializados por instituições financeiras, o que torna o investimento menos arriscado, pois seu dinheiro será administrado e investido por experts no assunto. Além disso, toda a burocracia de recolhimento de impostos é feita pelo próprio Fundo. Tudo o que você precisa fazer é a declaração no Imposto de Renda (todas as informações são fornecidas em um informe anual de IR, assim como ocorre com os investimentos de renda fixa).

É possível investir em fundos administrados pelos grandes Bancos ou em fundos de gestores menores e menos conhecidos que são disponibilizados pelas corretoras de valores. Verifique sempre a estratégia do fundo (se o foco é investir em small caps, em boas pagadoras de dividendos, em empresas de um setor da economia específico, em ações de uma única empresa, simplesmente replicar um índice de mercado....etc). Esteja atento também à taxa de administração e eventual taxa de performance, carência e prazo para resgate e valor mínimo de investimento inicial e para aportes posteriores.

Depois de um tempo investindo em um fundos de ações, analise se você ficou confortável com as oscilações de valor e se gostou dessa modalidade de investimento. Caso positivo, e se você tiver vontade e disponibilidade de estudar e aprender mais sobre o assunto, poderá no futuro começar a comprar seus próprios ETFs e/ou as suas próprias ações de forma direta por meio dos home brokers das Corretoras de Valores (arcando com o maior trabalho, tempo, risco e burocracia que isso significa).

Um abraço e bons investimentos!

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS