A taxa SELIC está caindo. Ainda vale a pena investir em Tesouro Selic?

img

Com a constante queda da taxa de juros (SELIC), que foi reduzida para 6,50% ao ano no dia 21/03/2018, muita gente tem me perguntado se o Tesouro Selic continua sendo um investimento melhor que a poupança.

E a resposta é SIM! Investir em Tesouro Selic continua sendo mais rentável do que investir na poupança.

Quer entender o motivo? Vamos lá:

No ano de 2012 (época em que os juros da economia também estavam baixos), o governo estabeleceu novas regras para a rentabilidade da poupança que, na prática, fazem com que ela sempre renda menos que o Tesouro Selic. O motivo é simples: se a poupança render mais que o Tesouro Selic, os investidores vão deixar de emprestar seu dinheiro ao governo (Tesouro Selic) e vão passar a emprestá-lo aos Bancos (poupança).

Com as novas regras (que estão valendo até hoje), todos os depósitos feitos na poupança a partir de 04/05/2012 (a chamada NOVA poupança) seguem a dinâmica abaixo:

  1. Se a taxa SELIC estiver acima de 8,5%, a poupança rende 0,50% ao mês + TR*
  2. Se a taxa SELIC estiver igual ou abaixo de 8,5% (como está agora), a poupança rende 70% da taxa SELIC + TR*

*A TR é uma Taxa Referencial calculada pelo Governo e é tradicionalmente muito baixa. Em 2017, por exemplo, foi de 0,5967% ao ano (que é praticamente nada).

A rentabilidade do Tesouro Selic, por sua vez, acompanha a taxa SELIC. Mas ele não é isento de Imposto de Renda e de taxa de administração como a poupança. Esse é o motivo pelo qual a rentabilidade da poupança muda quando a SELIC baixa para 8,5% ou menos (assim, o Tesouro Selic continua rendendo mais que a poupança mesmo com a SELIC baixa).

Mas e se você tiver a ANTIGA poupança (depósitos feitos antes de 04/05/2012)? Nesse caso, esses depósitos (e APENAS esses depósitos feitos antes dessa data) continuarão a render 0,5% ao mês + TR independentemente do valor da taxa SELIC. No atual cenário de SELIC muito baixa, isso significa que a ANTIGA poupança pode render um pouco mais que o Tesouro Selic (pois ele não é isento de IR e de taxa de administração). De qualquer forma, essa rentabilidade levemente superior não será suficiente para recuperar a baixíssima rentabilidade da poupança nos últimos anos.

Lembro, por fim, que você não precisa (e não deve!) pagar taxa de administração para seu Banco ou Corretora para investir em Tesouro Selic. Atualmente todos os Bancos e a quase totalidade das Corretoras de Valores não cobram mais taxa de administração para investimentos em Tesouro Direto (apenas a taxa de 0,25% ao ano da B3, que é obrigatória).

Se você quiser saber mais detalhes sobre o investimento em Tesouro Selic, leia este artigo aqui. Para entender melhor o funcionamento do Tesouro Direto como um todo, acesse este artigo aqui. E, para conhecer melhor outras boas opções de investimento, clique aqui.

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares que ainda investem na poupança! Basta utilizar os links de compartilhamento logo abaixo do artigo.

Cadastre seu e-mail para receber nossos materiais e informativos gratuitos e começar agora a melhorar a sua vida financeira! É só digitar seu e-mail no campo abaixo.

Um grande abraço e SUCESSO em seus investimentos,

Alexandre Winkler

Cadastre seu email e receba nossas dicas e materiais GRATUITOS